quarta-feira, 17 de junho de 2009

Início do VI

Ainda é tudo muito recente, ainda tudo é novidade, descoberta. No entanto, a pouco e pouco, vou sentindo que este lugar também é um pouco meu, assim como, eu também sou um pouco deste lugar.
Não posso dizer que tinha medo. Não. Medo nunca senti. Apenas curiosidade, com vontade de não me magoar com as várias situações que poderiam surgir. Acima de tudo não me queria desencantar já. Ainda não estou encantada, mas também ainda não me desencantei… Estou há espera de ser encantada.
Mas o que destaco é que apenas em três dias já me sinto um pouco adoptada. Adoptada pelos utentes.
O contacto é tanto, são tantos momentos do dia-a-dia passados em conjunto, que acabamos por nos ligar.
Acho admirável como os utentes baixam as suas “capas”, as suas “defesas”, as suas “armaduras” e nos incluem na sua vida ao partilharem connosco o como e o porquê de estarem ali. O que fizeram, quem foram e, acima de tudo, o enorme desejo de sair dali sãos e não voltar mais.
É uma constante contagem dos dias que já passaram e dos que ainda irão passar. Esses dias é que doem…
Não obstante, custa ouvir “este utente já é nosso conhecido”. O olhar destes entristece, pois vemos uma certa vergonha, um assumir das suas fraquezas, assumir que não foram capazes de resistir… reincidiram.
Mas são pessoas fantásticas. Com histórias que nunca pensei encontrar. Exemplos de uma vida estranha, madrasta, que teima em não se endireitar… Mas são pessoas fantásticas. São pessoas com as quais espero viver momentos únicos, divertidos, momentos de partilha, de confidências, momentos compensadores.
São estes momentos que, mais uma vez, me indicam que estou no meu caminho, num caminho certo, no caminho que realmente quero para mim. Um caminho de contacto com os outros, em que dê de mim e lhes seja útil. Só assim é que tudo na vida faz sentido.
Dar… dar um pouco de nós sem pedir nada em troca.


Pereiros (Coimbra), 17 de Junho de 2009

1 comentário:

Anónimo disse...

E será que foi escrito no parapeito da janela? LOL LOL

Libel