quarta-feira, 18 de junho de 2008

Palavras

Há palavras que não devem ser ditas.
Há palavras que não deveriam ter permissão para serem proferidas. São de tal modo enganadoras que era preferível ficarem guardadas.
Há palavras assustadoras. Pois num relance, tanto nos mostram a beleza e o encanto, como nos fazem sentir excluídos da lista da possibilidade de um dos maiores desejos do Homem – ser feliz. São palavras angustiantes para quem as ouve e, muito provavelmente, de algum divertimento para quem as lança neste Mundo.
Há palavras que magoam, que sufocam, que derrotam, há palavras que (infelizmente) ficam por dizer ou que são ditas em excesso.
As palavras são feitas da mesma massa, mas adquirem diferentes formas, por isso é que o mundo das palavras é infinito. Há mil e uma formas diferentes de palavras.
Torna-se então fundamental ter a arte e o engenho (bom carácter, humildade, bondade, diria eu!) de construir belas formas e, contrariamente ao que uma grande maioria deseja, de não querer apenas possuir a fórmula secreta da massa das palavras.
Cada um de nós tem uma forma específica de criar as palavras, de transmiti-las, de partilhá-las. Mas alguns criam verdadeiras armas nucleares, transformam as palavras em armas de destruição maciça. Dessas palavras é que eu não gosto… ou melhor, as palavras não têm culpa do desonroso papel que lhe conferem. Eu não gosto é das pessoas que são capazes de usar tão nobres conquistas da espécie humana nas suas guerras hipócritas, às quais essas pessoas costumam chamar de vidas.

Liliana Matos

8 comentários:

Anónimo disse...

Do mais lindo e sincero que eu já li neste blogue. No meu entender as palavras são as verdadeiras armas nucleares existentes na actualidade, têm o poder de ferir e magoar quem as houve, podendo mesmo deixar secuelas para todo o sempre.

Já há muito não escrevias algo tão MAGNIFICO

LIBEL

Miguel disse...

Lá está a tua veia de poeta a falar mais alto :)

Este texto não é lamechas, é bem giro e muito bem feito!! :D

Parabéns..

Beijinhos

Anónimo disse...

Texto lindo... e sentido.
Realmente á palavras que são muito severas se assim se pode chamar e não deviam ser ditas, mas infelizmente as mais utilizadas...

Continua com as tuas...que são muito mais belas...

Beijos
Cristina

Anónimo disse...

Interessante retrato da antinomia das palavras, ou não fossem elas criação do homem, um ser ainda mais contraditório do que as suas criações!
Bjinho

Sorrisos em Alta disse...

Mas para essas pessoas, também há algumas palavras feitas à medida!
;o)

coisas minhas disse...

mas as xs nao se pensa no que se diz e acabam por ser dtas palavras nao sentidas ou que naodevam ter relevo ao ouvido de quem as ouve.. bejinhos

Sorrisos em Alta disse...

Por exemplo, agora, há palavras que deviam ser escritas.

Numa só da autora do blog não estar numa de preguiçosa, a querer é curtir o sol...

Tita disse...

excelente!

parabens!